Testei: Umectação

Meninas vocês lembram do post que fiz com soluções para as odiadas pontas ressecadas?
Então, como vocês viram, eu estou cheia das pontas secas porém não estou querendo cortar meu cabelo no momento. Então eu iniciei minha batalha contra elas! Além das hidratações com máscaras que faço religiosamente uma vez por semana, resolvi testar a umectação. Confiram:

Primeiramente vamos esclarecer o que é a umectação pra quem ainda não sabe: Umectação é um processo onde se usa óleos 100% vegetais para repor os nutrientes, lipídios da fibra capilar, auxiliando assim na maciez e saúde dos fios. Dizem que o famoso banho de oléo é uma técnica capilar indiana milenar.

Para fazer a umectação você precisará apenas de oléo 100%  puro, virgem, ou seja, sem aditivos. Os óleos mais comuns para umectação são o óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de linhaça e o óleo de argan

O passo a passo:

Misture cerca de uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de óleo vegetal em uma tigela que possa ir para o micro-ondas, onde a mistura deve ser aquecida por aproximadamente um minuto. Em seguida, deixe-a esfriar até ficar morna(não aplique o oléo quente!!!). Aplique o óleo ao cabelo, enrole numa touca e deixe-o agira por cerca de dez minutos. Em seguida lave bem o cabelo. Essa máscara de cabelo pode ser aplicada uma vez por semana.

Como eu fiz:

Fiz uso do azeite de oliva! Coloquei uma boa quantidade num potinho de plástico descartável que achei na cozinha:



Como era a primeira vez que eu ia tentar a técnica não esquentei o óleo no microondas por medo de não saber qual a temperatura certa e acabar queimando meu cabelo #soudesastrada.
Então eu colocava uma quantidade do oléo na mão,  esfregava as mãos pra esquentar um pouco, e aplicava no cabelo. Apliquei a partir da metade do cabelo pra baixo(fiz com o cabelo sujo), pois também tive medo de acabar deixando a raiz muito oleosa(mas vi na internet muita gente aplicando no cabelo todo).

Depois de aplicar e massagear por uns 3 minutos as mechinhas, enrolei o cabelo numa sacola plástica e coloquei a touca térmica. Fiz uso da sacola para não sujar tanto a minha touca.



Deixei agir 15 minutos e em seguida retirei o óleo, lavando o cabelo com shampoo(2x) e condicionador.

A primeira coisa que me preocupou foi o cheiro. Estava morrendo de medo de o cabelo ficar com o cheiro do óleo, mas assim que passei o shampoo o cheiro foi embora! Ainda bem!

Depois de pentear os cabelos, não vi imediatamente o cabelo diferente, confesso que até fiquei um pouco desanimada porque a gente sempre espera milagre né? Mas no dia seguinte e depois de escovar os fios, vi uma melhora considerável na aparência das pontas, elas estavam bem mais fechadinhas. E essa semana vou repetir a dose pra confirmar a diferença!

As meninas que tem cabelo oleoso também podem testar pois depois da lavagem não vai deixar o cabelo ensebado, lambido e nem vai pesar os fios! 


O que acharam? Alguém aí também já testou?






Um comentário:

  1. Tente deixar mais tempo. E geral se recomenda 2 horas ou dormir com ele.
    O óleo de coco também dá ótimos resultados.

    ResponderExcluir